13.1.17

Resenha: Efeito Dominó - Parte I - Alana Gabriela

“Ela estava presa num labirinto e o único jeito de sair dele era se infiltrando mais.”

Título:  Efeito Dominó - Parte I
Subtítulo: As Primeiras Peças do Jogo
Autor(a): Alana Gabriela | Coleção: Efeito Dominó
Gênero: Literatura Nacional - Mistério, Policial
Páginas: 376 | Editora: Independente /Amazon| 
Comprar: Amazon 
Avaliação:
Sinopse
"É melhor ser enganado do que não confiar."
Um assassinato. Um caso sem suspeitos... Uma testemunha ocular misteriosa.
Após a morte de sua mãe, Helena, em um passeio à Saquarema, Cora se vê solitária e desestabilizada pela perda do pilar de sua vida. Reclusa, a garota se torna relapsa e instável e a relação com seu pai bem como com a maioria das pessoas a sua volta fica cada vez mais distante e frágil. Sua vida caótica vira do avesso quando presencia uma tentativa de homicídio que põe a vida de Lucas, seu amigo, em perigo. No processo, Cora é feita refém de um criminoso enigmático que está disposto a tudo para trazer à luz todos os segredos que rodeiam a morte de Helena. Ela só precisa decidir entrar no jogo.
Entre mentiras, assassinatos e segredos perigosos, Cora se vê num impasse pelo qual lado se aliar. Ela precisa decidir qual segredo é digno do silêncio e se estará pronta para desencadear o efeito dominó. SKOOB
Resenha

     No prólogo, já nos deparamos com o dia em que Cora perdeu sua mãe. Era para ser uma semana maravilhosa em Saquarema, na praia, porém, após Helena ser vítima de balada perdida – pelo menos foi isso que constataram – e falecer, tudo mudo na vida da garota.
“Eu queria que fosse fácil. Mas as palavras são duras e a profundidade do significado delas pode apunhalar as costas de quem não está olhando por sobre o ombro. Superar um desastre é a parte difícil. O mundo gira e de alguma forma continuamos impregnando no passado, dependentes dele como órfãos.”
     Passarão-se seis meses desde que Helena faleceu, mas Cora ainda não se recuperou. Ela compreendia muito bem a lei da natureza, mas como qualquer filha, ela ainda sofria muito a falta da mãe. Contudo, o que mais a atormentava era saber que as investigações daquele crime não deram dado em nada. Não haviam suspeitos ou soluções, apenas muitos mistérios e interrogações. O inquérito já havia até sido arquivado por falta de informações ou evidências que comprovassem algo.

     O fato da menina ainda não ter se reerguido, após a perda, começa a preocupar o pai, Afonso. E, mesmo tentando dar espaço para que ela pudesse recolher seus próprios cacos para seguir em frente, ele não consegue esconder que sente-se muito mal em vê-la daquele jeito. Então, para o bem do pai, Cora decide que está na hora de, ao menos tentar, voltar para sua vida “normal”. Mal sabe ela que sua vida está ficando cada vez mais longe do normal.
“Você vai receber enigmas para desvendar. A cada dia que descobrir o ponto importante o qual quero que você descubra manterei contato enviando uma charada diferente.”
     Certa noite, ela e seu melhor amigo, Lucas, acabam sofrendo uma “tentativa de homicídio”. Lucas é esfaqueado e ela sequestrada. Cora é feita refém por um criminoso muito misterioso; ele propõe a ela uma jogo, o Efeito Dominó, que, segundo ele, pode desvendar todos os segredos por trás da morte de Helena. Entretanto, para isso dar certo, ela deve escolher um lado para qual confiar; e decidir qual segredo é digno do silêncio. 
“Meras peças estáticas no chão. Um simples empurrão e todas despencam.”
***
     Quando recebi o e-mail da Alana, pensei até em negar a parceria pois (eu achava que) não gostava do gênero. Ainda assim, sem ser fã de mistério/suspense, achei a sinopse do livro muito interessante e resolvi arriscar. Na mesma semana realizei a leitura, até que com boas expectativas; e ameeei!

     O enredo de Efeito Dominó – Parte I é maravilhoso! Repleto de segredos, suspense e intrigas, ele envolve o leitor do início ao fim. O livro é narrado em terceira pessoa, às vezes intercalando os pontos de vista. Assim, sabemos tanto o que tem na mente de Cora quanto nas das outras pessoas envolvidas na trama. Algo que adorei foi que sempre vinham frases incompletas, referindo-se à algo desconhecido tanto para Cora quanto para o leitor, dando aquele ar ótimo de mistério. 

Quem estava por trás da morte de Helena? O que esse sequestrador ganharia com o efeito dominó? Quem ERA esse sequestrador?

     A todo momento o leitor é bombardeado com novas incógnitas, deixando-o morto de curiosidade para saber como será o desfecho do livro. Inicialmente, eram apenas as dúvidas em relação à morte de Helena, depois, são tantas dúvidas que nem sabemos mais em quem ou em o que confiar. A leitura foi eletrizante, totalmente livre de momentos maçantes.

     Cora, às vezes, é bastante impulsiva, mas consegui me colocar no lugar dela. Não é esperado que ela se mantivesse pacífica diante tantos segredos que poderiam abalar negativamente sua vida, certo?! Ela é uma personagem muito forte, corajosa e determinada, mas continua sendo humana. 

     Mas o meu personagem preferido mesmo foi o sequestrador. Bizarro? Talvez. Ele possui uma personalidade misteriosa, imprevisível, única e um pouco perigosa. Ah, só lendo para entender.  :)
“Submergir na ignorância é o mesmo que hesitar e diretamente não escolher saber sobre a verdade.” 
     Gostei muito da escrita da Alana; muito envolvente, eletrizante e fluída. Eu pude sentir a adrenalina e o frio na barriga nas cenas de suspense e ação, o que é ótimo. Efeito Dominó – Parte I termina de uma forma de tirar o fôlego, deixando o leitor muitoooo ansioso para a continuarão. 
“Agora estou entrando em uma missão suicida ou homicida!”
     O livro é perfeito para os amantes de tramas policiais e, também, para trazer mais admiradores para o gênero (Com me trouxe!) A obra está muito bem dosada: bastante mistério e suspense; e uma bem pequena – mas ótima – dose de romance, que agrada quem gosta, mas não decepciona quem não gosta.

     Enfim, o livro superou minhas expectativas. Sem dúvidas, entrei para os amantes do gênero. Não vejo a hora de realizar a leitura do segundo livro. Alana, parabéns e obrigada por, com seu livro, ter me apresentado gêneros maravilhosos.
“Há muitos segredos, Cora, o mundo é cheio deles. É uma cama de gato, um emaranhado sem fim e complicado, é assim que os poderosos se sustentam, com os segredos.” 
Conheça a autora:


 Alana Gabriela é uma acadêmica autora de 20 anos. Divide seu tempo entre bloggar (Pieces of Alana Gabriela), escrever, compor canções, assistir seriados, tipo, The Walking Dead e The Blacklist; ouvir música Indie e Jazzy, ler e estudar na UFS. Alana gosta de olhar para o céu em dias de chuva!


52 comentários

  1. Wow!! *-* Eu vou desmaiar ali com essa resenha - nem sei se vou dormir hoje ahaha. Muito feliz por você ter gostado de Efeito Dominó e a partir desse livro ter se interessado pelo gênero policial. Acho que sempre vi estórias de ação e policiais na minha infância e por isso me senti influenciada para escrever esse livro - que foi o primeiro que fiz nessa vida recente de escritora. Muito obrigada por ter lido. Também fiquei impressionada - e feliz - por você ter feito a leitura bem rápido. Sério mesmo. Estou muito feliz. Eu adoro o Benjamin também. *-* Um dos personagens favoritos da minha irmã. Eu também fico nervosa nas cenas de ação e às vezes meus dedos paralisam porque não acompanham meu cérebro ahaha.
    Enfim, obrigada por ter feito a leitura e fico ainda mais contente por você ter gostado.
    Beijin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sério mesmo! ❤❤❤
      Obrigadão por me apresentar seu livro. Agora, confesso, virei fã do gênero. Não vejo a hora de ler mais livros policiais.
      Menina, e tem como não ler rápido?! haha Não tinha como parar.
      Sentia até aquele frio na bariga às vezes. kkkk

      Excluir
  2. Eu ouvi falarem sobre esse livro! Caramba, que resenha emocionante! É ótimo quando fugimos do genero que costumamos ler e migramos para algo que nos surpreende, ler é abrir portar e mais portas. Sua resenha me instigou demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! ❤ Isso mesmo, e que bom que me arrisquei, abrindo mais uma porta.

      Excluir
  3. Olá
    Eu fico me perguntando, como uma pessoa não pode ser impulsiva pelo mensagem ou má vez na vida kjjk, essa palavra me defini rsrs. Enfim, sobre o livro eu não o conhecia ainda, mas fiquei bem interessando pois eu amo O gênero policial e suspense. Sobre essa capa eu achei ela muito linda e depois de ler suas críticas só me deixou curioso para que eu tire minhas conclusões. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade, ás vezes também sou. kkkkk
      Que bom que ficou interessado, vale a pena. Super indico a leitura! ❤

      Excluir
  4. Olá Alana,
    que bom que você resolveu se arriscar e dessa aventura conheceu mais uma obra magnífica, eu já sou fã do gênero, então de cara o livro já me chama a atenção, o fato de você ter gostado é mais um ponto a favor e o que me deixou completamente louca pra lê-lo foi a forma apaixonada com a qual você escreveu essa resenha, deu pra perceber nitidamente que a obra te conquistou.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficouu com vontade de lê-lo, ainda mais por esse motivo. ❤ Se gosta do gênero, há menos chances ainda de se decepcionar. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, e que goste assim como gostei.

      Excluir
  5. Ai miga, que bom que você aceitou a parceria né? Fico feliz que tenha gostado de um gênero que você não é tão fã! Eu já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha visto muitas resenhas, adorei a sua e a ideia que você me passou do livro foi incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! haha agora não vejo a hora de ler mais livros do gênero. Que bm que gostou da resenha! Eu gostei muito, super indico. :)

      Excluir
  6. Olá tudo bem? Não conhecia a autora e o livro, mas infelizmente não sei se o leria por agora, ele tem pontos bastante positivos em relação a narrativa, mas não consegui me interessar por ele, mas quem sabe futuramente!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro e fiquei bem interessada. talvez em um primeiro momento, o gênero também não me enchesse os olhos, mas como você leu e amou, vou mega confiar na sua opinião e quero muito ler também. Adorei!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar! haha Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, e que goste. :)

      Excluir
  8. Olá!!
    Não conhecia o livro e a autora, mas pela sua resenha, sinto que eu iria amar!!
    Suspense/policial é meu gênero favorito de livros, e me pareceu que este tem muita ação e mistério, do jeito que eu gosto!!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acredito que não se decepcionaria, pois há mesmo bastante do que gosta. kkkk :)

      Excluir
  9. Olá Catrine,
    Já tive o contato com os primeiros capítulos desse livro e ele é MUITO bem trabalhado. A Alana escreveu de uma forma que não imaginei que fosse capaz. As revelações conforme são feitas só dão mais dúvidas, né?
    Fiquei muito contente por saber que era um gênero que você achava que não gostava, mas gostou.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! A cada revelação, mais um monte de dúvidas são acrescentadas. O que nos deixa ainda mais ansiosos com todo o mistério. ❤
      achava, mas agora quero até ler mais do tipo. haha

      Excluir
  10. Oi Catrine,

    Adoro ver esse apoio que vc da aos nacionais! Sempre vale agradecer ao espaço e as resenhas gostosas que fazes. Fiquei curiosa com o livro e vou anotar a dica. Não conhecia a autora e nem sua obra, mas pareceu bastante interessante.
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ❤❤ Eu que agradeço pela confiança dos autores!
      Anota sim, vale a pena!

      Excluir
  11. Olá,
    Estou com um dos livros da autora na estante para leitura e confesso que estou morte de curiosidade de conhecer sua escrita.
    A premissa de Efeito dominó é bem interessante e todo esse mistério sobre a morte de Helena com certeza deve deixar o leitor grudado no livro até que tudo seja esclarecido!
    Adorei saber suas impressões e espero poder ler em breve!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, o mistério está sempre ali deixando a leitura eletrizante. Vale a pena a leitura! ❤

      Excluir
  12. Oi, Catrine!
    Não sou muito fã de livros desse gênero, mas a sua resenha foi bem empolgante. A narrativa é muito importante em um livro, e é muito bom saber que a de Efeito Domino é bem ágil e prende o leitor!
    Eu amo quando um livro supera as minhas expectativas, e esse parece ótimo para me aventurar!
    Parabéns pela resenha instigante.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ❤
      Eu também não era fã, até lê-lo. haha
      O livro me prendeu do início ao fim!

      Excluir
  13. Olá!
    Já tinha ouvido falar na autora, mas nunca peguei nada dela para ler; fiquei encantada com suas considerações, esse é meu gênero favorito e fiquei super animada para saber quem matou Helena (isso pode parecer macabro, mas essa é a parte que mais amo em histórias como essa), além de querer muito saber quem é esse tal sequestrador; a dica está anotada!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bizarro, mas, realmente, é o que mais envolve o leitor, querer saber tudo sobre a morte dela. haha Anota mesmo! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, e que goste. :)

      Excluir
  14. Olá!

    Já tinha escutado falar dessa obra, mas não tive a oportunidade de ler ainda. Enquanto lia sua resenha fiquei imaginando "não queria estar na pele de Cora" rs! Não é um gênero que me chama atenção, mas esse livro fica como dica para livros que serão lidos em 2017. Pelo enredo acho que vou gostar de saber mais sobre a história. Bj

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu gosto bastante de enredos policias, então fiquei curiosa pelo livro, muito legal a historia e a capa, quem sabe eu compre na amazon pois estou tentando me acostumar a livros digitais

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adoro policiais e gostei muito da premissa do livro. Encontrei ótimos elementos em sua análise o que aumentou minha vontade de ler. Conheço a autora do blog. Uma fofa! Muito bom vê-la publicando livros e já conquistando autores.
    Dica anotada!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que aumentou sua vontade! :)
      E com um talento enorme. ❤

      Excluir
  17. Olha a coindidência. Estava fazendo a resenha desse livro hoje e estou completamente apaixonada por essa autora. Eu também recebi o convite por parte dela e não me arrependi em nenhum momento de ter aceitado. A menina tem talento né? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo talento! Me apaixonei pela obra. Vou querer ver sua opinião. haha

      Excluir
  18. Ol´, tudo bem por aí?

    Eu sou APAIXONADO por livros desse gênero e qualquer ouro que envolva mistérios. Não conhecia essa história, mas fiquei muito curioso para saber o que realmente aconteceu. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que gostou! ❤
      Super indico o livro, se gosta do gênero provavelmente vai mar. :)

      Excluir
  19. Olá!
    Adorei a resenha. Parece até filme. Um daqueles cheio de suspense e ação.
    Irei procurar saber mais, com certeza. Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ❤
      Parece mesmo! haha E é tão eletrizante quando um filme.

      Excluir
  20. Olá, como vai?
    Como você soube resenhar bem este livro, adorei.
    O gênero policial e suspense, sempre me atraíram, e ver como este livro tem todas as pitadas e mistérios que constroem um bom enredo do gênero, me deixa bastante curioso.
    Fiquei super encantado como Efeito Domino instiga o leitor, e faz com que a leitura fique mais ágil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3
      Difícil não ficar curioso com a premissa desse livro, não é?! :)

      Excluir
  21. Não conhecia a obra ou a autora, mas gosto de livros de mistério. A capa não me atraiu muito, mas gostei das cores.

    E sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro, embora o gênero policial investigativo não seja o meu predileto. Acredito que é o pai dela por tras disso tudo!!! Rá!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! Que bom que você acho que não gostava do gênero e acabou amando. Isso que é bom, o livro deixar o leitor morto de curiosidade para saber como será o desfecho do livro. Haha' Não li nada ainda da Alana, que bom que a escrita dela é envolvente e fluída. Não conhecia o livro, você além de apresentar me deixou curiosa em ler também. Parabéns pela parceria com autora, que venha muitas outras parceria e que seja boa para ambos os lados. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ameeei e não vejo a hora de ler mais livros do gênero. ❤
      Obrigada! :)

      Excluir
  23. Oi Catrine, tudo bem?

    Adorei a resenha, estou louca pra ler esse livro da autora, espero conseguir futuramente, o estilo policial me chama bastante a atenção, e adoro leitura nacional tbm.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ❤❤ Espero que tenha a oportunidade de lê-lo. :)

      Excluir
  24. Oie
    Tudo bom?
    Eu adoro um bom suspense, fiquei em êxtase aqui quando você contou que ela será sequestrada e terá que escolher um lado, você me deixou ainda com mais.duvids sobre o que pensar sobre o assassinato de Helena.
    Excelente resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É repletoooo de mistério, e a cada página o leitor se sente mais curioso e envolvido. <3
      Obrigada! :)

      Excluir
  25. Oi Catrine, achei bem interessante a premissa do livro da Alana, que eu ainda não conhecia. Eu não estranho você ter gostado mais do sequestrador, sou mestre de me afeiçoar aos personagens mais improváveis e isso me mostra que a leitura do livro deve ter valido a pena. Espero poder lê-lo em breve. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, e que goste. Também sou mestre no assunto! kkkkkk

      Excluir
  26. Olá!
    Eu amo romances policiais, com bastante mistérios e suspenses, então, é obvio, que esse livro me chamou muita atenção. Eu não conhecia o livro e a autora, mas com toda certeza eu já vou colocar na minha lista e procurar pelo livro. Parece ser fantástico e misterioso.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar! Não ira se arrepender! haha Espero que goste. ❤❤

      Excluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design