28.3.17

Resenha | Antes Que o Tempo Acabe - L. A. Melo

Título: Antes Que o tempo Acabe
Gênero: Literatura Nacional - Romance, Drama
Autor(a): L.A. Melo | Páginas: Editora: Young
Comprar: Young Editoral
Avaliação: 
Sinopse
Claire Withley, uma eximia nadadora, tem uma vida aparentemente perfeita e está prestes a subir mais um degrau em sua vida profissional quando uma terrível doença cruza o seu caminho. Com a estimativa de oito meses de vida, sem seu namorado e com os laços da família se corroendo, ela terá apenas a companhia de Lisa e Albert Louis “Alo” Watson, um misterioso estudante de psicologia que a conhece por intermédio de duas perguntas: Claire viverá o tempo que lhe resta em forma de grandes aventuras ou abdicará de seus direitos se entregando totalmente para dor? Ela terá que conhecer a si mesma para responder as duas perguntas que lhe assombram, antes que o tempo acabe.
Resenha
“O maior presente que podemos dar para alguém é o nosso tempo.”
O sonho de Claire Withley sempre foi ser reconhecida e lembrada por aquela que expôs toda sua fúria, alegria e tristeza através da arte. Porém, barreiras foram criadas entre ela e seu sonho em 2007, desde então, sua dedicação é direcionada à outra coisa que ela aprendeu a amar: a natação

Claire é uma das melhores e mais queridas nadadoras da competição anual dos atletas de Nova Jersey, que iniciara em breve. A ansiedade está nas alturas, contudo, sua vida decide dar uma volta completa no dia do tão aguardado torneio, quando ela descobre ter uma doença degenerativa, que aos poucos iria paralisar todos os seus músculos, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Sim, aquela do Ice Bucket Challenge. A mesma do Stephen Hawking.

Seu tempo é limitado, e seus ponteiros andam mais rápido que nunca, mas seus sonhos ainda são muitos. Por isso, com a motivação de sua avó e a companhia de Lisa, sua melhor amiga, e de Alo, um – gato – estudante de psicologia que entrou em sua vida recentemente e que já faz de tudo para vê-la bem (Não profissionalmente falando... haha), ao invés de se entregar à ELA, Claire vai tentar fazer dos seu curto tempo que resta valer muito a pena.
“– Alo, até algum dia é um conceito muito relativo e longo… Que tal daqui a duas semanas?
– Sweet & Sun? Daqui a duas semanas? Ás seis? Eu pago… Topa?
– Pode Apostar – respondeu Claire.
– Até lá!
– Até lá! – Disse Claire a Alo.”


Antes Que o Tempo Acabe é um livro com intensa carga emocional, então preparem os lencinhos e o psicológico...
“Não importa quão tortuoso ou cheio de pedras seja o caminho. Se tiver algo que valha a pena lutar, nós andaremos por ele até o fim, mas para chegar lá precisamos ignorar todas as feridas e pôr em foco os nossos objetivos.”
Eu prefiro falar sobre os pontos negativos primeiro, assim ficaremos livres deles...

Dois pontos me incomodaram na leitura foram: a rapidez com que a história andou no início no livro e os erros ortográficos que encontrei.

Bem... É ótimo quando um livro anda bem desde o início, com profundidade e certa “realidade”. O que senti falta nesse, pois percebi que algumas coisas aconteceram rápido demais. Em alguns momentos, me peguei pensando: Poxa, sério? Mas já? Felizmente, com o decorrer das páginas, a história começa a entrar nos trilhos e tudo fica bem. 

O segundo ponto me incomodou ainda mais do que o primeiro, pois logo nas primeiras páginas identifiquei muitos erros. Então, percebi que a editora fez um maravilhoso trabalho gráfico (que é visível mesmo na versão digital, que foi a que li), porém, parece que não deram qualquer atenção para a revisão. Não sou de criticar esse quesito, já que nem sou muito boa nisso e os erros que encontro geralmente são poucos. Só achei necessário ressaltar pois realmente chegaram a me incomodar.

Chegaaa! Agora a parte boa. :D

O livro é emocionante, encantador e bastante reflexivo. A todo momento o leitor é bombardeado com reflexões sobre a família, a verdadeira amizade, o amor e, claro, a vida e o tempo. Foi um livro que me fez rir, mas também chorar bastante. Me fez sentir raiva de alguns personagens ou atitudes, mas também me fez torcer muito por outros.
“O para sempre pode não estar tão longe de nossos mundos, basta encontrar aos olhos de seu amor verdadeiro.”
Os personagens criados pelo autor são bem marcantes, tanto a protagonista quanto os secundários. É admirável a força de vontade de Claire, que mantêm-se lá mesmo com seus músculos paralisando-se aos poucos.
“Acredito que se estou perto de partir, a morte não deve estar muito feliz porque eu me sinto feliz embora esteja com o rosto um tanto corado.”
Alo é puro amor, carinho, humor, gentileza e inteligência. Procurei por um ponto negativo, mas acabei desistindo sem conseguir encontrá-lo. 
Resultado de imagem para relógio de bolso png“– Meu tempo está acabando.
– Eu te farei feliz antes que o tempo acabe – Alo a beijou tempo o bastante para deixá-los sem ar.”
Entre outros personagens que não irei citar, para não tornar essa uma resenha insuportavelmente grande e maçante, a avó de Claire também é uma personagem memorável. Ela é aquela típica vovó com alma jovem e viva que vale a pena escutar cada pequeno conselho. 

O romance da história acabou sofrendo com a rapidez do início, pois pareceu-me superficial, mas com o passar das páginas ele foi tornando profundidade e, antes que eu me desse conta, estava torcendo com todas as forças para a felicidade dos dois.

Esse é um livro que nos deixa refletindo sobre nossa própria vida. Nos colocando no lugar da própria protagonista e fazendo perguntas a nós mesmos. Sou feliz? Vivo bem a minha vida? Se fosse comigo, qual seria minha escolha, me entregar à doença ou viver meu tempo? 
“Quando o amor age compactuando com a arte seus resultados são espetaculares e transformadores.”
O autor conseguir passar, por meio de suas palavras, lições que devemos carregar para sempre:
VIVER a vida, sem nos importar com a expectativa de vida que temos – sejam 100 anos, um ano ou um mês;
Ter consciência de que lamentar não melhoram as situações, já atitudes, têm grandes chances de aperfeiçoarem nosso presente e futuro;
Sonhar, lutar por nossos sonhos e destruir as barreiras que nos separa deles.


Pode parecer clichê. Na verdade, é mesmo! Ainda assim, é algo que devemos manter sempre como nossa meta aproveitar a vida. Todos nós temos limitações, a de Claire foi a ELA, a nossa pode ser a falta de recursos, oportunidades, ou mesmo a falta de tempo para fazer algo que gostamos. Entretanto, apesar dessas limitações, podemos – ou devemos ao menos tentar – correr atrás do que queremos ou sonhamos. 

Afinal:
“Todas as telas permanecem em branco, até decidirmos colori-las.”
Indico o livro para os amantes de leituras reflexivas e romances e dramas. :)

Assista ao book trailer do livro:

28 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas a história parece interessante.
    Nunca li nada com tantos erros assim, deve incomodar bastante mesmo né? Mas pensa pelo lado bom, a história compensou...hahaha.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já gostei deste livro só em ver este título lindo! Ai fui ler sua resenha e me apaixonei. Adoro livros que nos fazem refletir sobre a nossa vida. Parece ser maravilhoso mesmo. E sobre esta frase:"
    “O maior presente que podemos dar para alguém é o nosso tempo," é a mair verdadeira que existe.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da indicação! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, é mesmo maravilhoso. <3

      Excluir
  3. Que incrível essa obra Catrine, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, gostei muito do enredo trabalhado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro mas gostei da premissa e parece mesmo ser um livro para ler com lenços do lado. Só não gostei da capa, até achei bonita mas não vi muita relação com a trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos lecinhos! kkkk
      Embora eu ão tenha falado muito sobre isso, a arte, mais especificamente, a pintura, tem grande importância na história. :)

      Excluir
  5. Oi Catrine, não conhecia o livro e nunca li nada relacionada a ELA. Só este fato já me faria ler o livro, por isso estou mais do que anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha lido uma resenha desse livro já, na hora eu amei. Mas a pessoa deu uma nota bem baixa por conta desses mesmos pontos negativos que você falou. Será que isso vai prejudicar muito minha leitura? Porque a obra parece linda, mas se for como você citou, posso acabar pegando raiva da história e não quero me arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Confesso que eu tive que me esforçar para não deixar esses pontos me estressarem. Mas valeu muito a pena, pois a história em si é muito boa. :)

      Excluir
  7. A capa desse livro me remete a algo feliz, achei bacana. Pena que o livro não tenha recebido uma boa revisão, erro da editora. Gostei de saber da carga emocional da obra, me identifico com histórias assim.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Catrine!
    A capa desse livro é muito bonita, nossa!
    Acho que no momento eu não leria, de emocional ao extremo já basta a minha vida, mas com certeza é uma leitura que eu faria em outro momento. Adorei saber que os personagens têm presença e a mensagem que o livro pode transmitir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ❤
      Também acho linda essa capaaa. :)

      Excluir
  9. Olá amore,
    Nossa não conhecia o livro, que capa mais amor, já quero ler só por essa capa.
    Tinha até nascido uma vontade de ler quando comecei a ler sua resenha, mas no decorrer da resenha ao ver os pontos negativos desanimei bastante.
    Então dessa vez passo a dica adiante!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Espero que as próximas dicas te agradem. :)

      Excluir
  10. Olá tudo bem
    Nossa que capa linda , pena que por dentro não tivera os mesmos cuidados.
    Acho se eu pegar um livro com tantos erros acho que eu abandono antes de chegar no fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato quando acontece isso, mas... Que bom que eu continuei! kkk ❤

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Fiquei curiosa sobre como foi abordada a ELA, pois fiquei com a impressão que não foi dado a devida atenção. Mas pode ser só impressão mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi só impressão. Talvez por eu ter falado pouco sobre. kkk É abordada a doença, o tratamento etc.

      Excluir
  12. Antes de mais nada aviso ... AMEI essa capa \o/ para tudo 💕😍💕
    Nossa que tensa a história. Confesso que apesar de achar importante a divulgação de informações sobre uma doenças que não é tão conhecida, não tenho muita estrutura para ler dramas. Até arisco alguns às vezes mas evito.

    Mas enfim foi massa conferir suas impressões e observar os postos que mais chamaram sua atenção. Beijos e valeu pela indicação!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. confesso que até eu, que amooo o gênero, estou fugindo um pouco de dramas. kkkk Li muitas ultimamente.

      Que bom que gostou! <3

      Excluir
  13. Ameiii,que resenha mais incrível, meus parabéns, seu blog é lindoo... Alo é sim Muiiito Gatooo hahaha

    ResponderExcluir
  14. Pode ser esquisito,mas adoro livros que me façam choram,é uma catarse tão completa e acho que mesmo com a rapidez do início da história e os erros de revisão esse livro vai fazer com que eu chore muito. A doença retratada na trama é séria,mas parece que a autora soube retratá-la muito bem.

    bjssss

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente adoro livro com esse enredo, ainda mais reflexivos pois são eles que ficam mais gravados na memória. Amei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design