17.9.17

Resenha | Prometida - Carina Rissi (Perdida #4)

Título: Prometida
Autor(a): Carina Rissi | Coleção: Perdida #4
Gênero: Literatura Nacional - Romance de Época
Páginas: 470 | Editora: Verus | Adicione no Skoob
Avaliação:
Sinopse: Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim.
Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.
Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.
Resenha
A vida adulta não tem sido como Elisa Clarke sonhou. De maneira nenhuma.
Até os bailes, que ela tanto amava, anos atrás, perderam o brilho aos seus olhos. Apesar de amar sua família, e ser feliz com ela, Elisa começa a ver sua vida de outra forma. Ela já está cansada de seus dias monótonos e tediosos.
Sofia tinha sua fábrica, que sempre lhe proporcionava novos desafios, um marido incrível e filhas maravilhosas. Ian também intercalava entre as coisas que amava: sua esposa, suas lindas filhas e seus cavalos. Até Teodora, sua melhor amiga, tinha sua própria casa, um marido amoroso e um filho para animar seus dias.
“Mas a verdade é que sonhos são apenas isto: fantasia que nos ajudam a tolerar a realidade.”
Já Elisa, tinha os bordados, os livros, as tintas... Não era o suficiente, ela queria mais. Queria ser importante para alguém, fazer a diferença no mundo e marcá-lo. E algo como “A srta. Elisa Clarke? Oh, Sim! Que grande dama! Sabe arrematar um bordado como ninguém!” não era o que ela desejava.

Para piorar, e ela estava prometida a um homem que a amava TAAANto que preferiu viver em outro continente.

Elisa sempre tentou ser aquilo que sociedade esperava dela. Mas mesmo o tempo todo respeitando as normas, para o bem da sua reputação e a da sua família, ela acabou envolvida em um “escândalo”. Foi só dar uma brechinha, a primeira em toda sua vida, há anos, que ela acabou noiva. Mas não casou-se logo...

Com a longa duração do noivado, começaram surgir os rumores. Alguns em relação à conduta de Elisa e outros ao próprio Lucas Guimarães.

Apesar de amar o jovem desde menina, nada saiu como ela esperava e desejava. Para proteger a família, no passado, Elisa acabou tomando uma decisão que gerou e ainda vai gerar muita confusão em sua vida e em seu relacionamento com Lucas. Mas, foi melhor assim. Pelo bem de sua família.

Contudo, o que Elisa esperava era que seu noivo, aquele que um dia ela se viu obrigada a partir o coração, está vindo de volta ao Brasil.
“Perder a reputação não é nada comparado a conviver com um homem que a despreza.”
Em Prometida iremos conhecer melhor a história da forte e gentil Elisa Clarke e do dedicado médico Lucas Guimarães em uma trama marcada por segredos, confusão, desentendimentos do passado e muita paixão.


Essa resenha está bemmm atrasada, já que realizei a leitura há meses, e até a resenha já estava pronta já um tempão... Mas antes tarde do que nunca, certo?

Narrado por Elisa, Prometida é o último volume da série Perdida. Até Destinado acompanhamos a história de Sofia e Ian, agora, chegou a hora da história de Elisa e Lucas ser contada.

O livro é grande, beiram as 500 páginas, mas assim como seus antecessores, a leitura é rápida e envolvente graças à escrita apaixonante e divertida da Carina Rissi. Mas confesso que, apesar de todos terem conquistado meu coração, esse foi o que menos amei da série. Principalmente por conta do Lucas.

Aquele cara doce que conhecemos nos livros anteriores mudou completamente; de mocinho a libertino. E apesar de ter entendido seus motivos, ele me estressou em vários momentos. Apenas por conta disso, não amei o livro taaanto quando os outros. Ainda assim, a Carina sabe fazer o leitor se apaixonar por seus personagens, e como eu já gostava muito de Lucas, não precisou muito para eu amá-lo novamente.
“Não pude evitar sorrir. Ele me dava o presente mais bonito de todos. Creio que o amor seja feito disto: liberdade.”
Eu pensava que sua mudança fosse apenas por conta do sumiço de Elisa em Destinado – quando ela acabou parando no futuro – mas há MUITO mais.

Elisa também mudou, e bastante. Mas no seu caso, minha opinião é a melhor possível. Cadê aquela mocinha que se importava com a opinião dos outros e em seguir as regras? Se souberem onde está, deixe-a longe, pois essa nova Elisa é de arrasar. Forte, cheia de atitude, garra e paixão, nossa protagonista marcou presença.
“As pessoas temem aquilo que não compreendem, minha querida.”
Em base, o enredo tem um pouco do que tem no de Encontrada, não na história dos dois em si mas porque, assim como no segundo livro da série, as mentiras e os segredos são tecidos de ambos os lados do casal até que os dois se embolam na própria teia, criando uma série de confusões.

Rever os personagens do romance anterior também é maravilhoso. Me senti “checando” para ver se tudo estava dando certo e, sim, estava. Ian, Sofia e suas duas filhas, Nina e Analu, estão muito bem, obrigada. Felizes como nunca.

Ora, ora, e não é que física, química e biologia pode ser legal?! Isso se explicada por personagem que você ama, em uma série que você ama, escrita pela sua autora preferida. Haha Pois é! Como já disse, Lucas é um médico. Mas sua curiosidade vai muito alem, ele está mais para um cientista.
É muito interessante vê-lo falando de física, de suas descobertas, e associar ao que já sabemos há séculos. Ignorando a linha todo tempo, a Carina juntou três grandes nomes da ciência, graças a isso, Lucas cita físicos da época como sendo seus amigos, o que é até divertido e fascinante. Sem contar que o próprio Lucas e seus experimentos são inspirados em um grande químico e microbiologista, reconhecido por muitas e extraordinárias descobertas que tornaram o mundo melhor para todos.

Finalizando... Prometida é mais uma obra de arte da Carina Rissi. O romance é apaixonante; os personagens são muito cativantes, mas são humanos, então, fazem suas “cagadas” às vezes; e, como já esperado, a escrita é divertida e encantadora, nos faz rir e suspirar bastante.
“Tinha liberdade para ser eu mesma. E para ser amada pelo mesmo motivo.”
Além disso tudo, o livro é inspirador. Elisa e sua história inspiram. Sua evolução como pessoa e como mulher. É até lindo e emocionante ela abrindo os olhos para a realidade em que vive, onde as mulheres são tratadas como menos importantes que o homem, quando são igualmente preciosas. Além de uma história sobre o amor, é uma história sobre a liberdade de ser você mesma.


5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, parece que vai ser mais um livro dessa série, e eu como uma boa fã de Perdida, vou comprar com certeza. Também fiz resenha dele, se quiser dar olhada fique a vontade: https://estantenaweb.wixsite.com/estantenaweb/single-post/2017/08/16/Prometida

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda essa série mas depois dessa resenha detalhada e cheia de emoção realmente me interessei.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha. E mesmo o livro sendo grosso, como você disse, me interessei, até por ter uma leitura rápida. Sua resenha está muito boa, é por isso que gosto do blog. Estou curioso pra conhecer o livro, pra rir e suspirar como você indicou.

    Um abração, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa, quero muito ler esse livro. Apesar de grande, a forma que você relatou que a leitura flui me deixou muito interessada. Parabéns :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design