12.2.18

Resenha | Blog 3k - Michelle Louise Paranhos

Título: Blog 3k | Autor(a): Michelle Louise Paranhos
Gênero: Literatura Nacional - Comédia Dramática
Páginas: 220 | Adicione no Skoob | Amazon
Avaliação:
Sinopse: Quatro amigas formavam o Quarteto Ternurinha nos anos 70. Anos depois, seus filhos se reúnem para dividir a criação de um projeto: o Blog 3K, que os levará rumo ao estrelato... desde que não descubram que os jovens descolados estão, na verdade, na faixa dos trinta anos e foram trollados pela vida adulta.
Com uma fina camada de ironia e doses generosas de humor permeando toda a trama, Blog3K discute as perspectivas do que é ser jovem quando a vida requer maturidade e decisão.
Resenha


Ao diagramar o livro, tive também a oportunidade de lê-lo e acabei gostando bastante. A autora Michele Louise Paranhos aborda em Blog 3k temas considerados polêmicos – ou, no mínimo, sérios –, porém, com sua escrita leve e bem-humorada, a leitura não deixa de ser bastante divertida. 

Blog 3k conta a história de Cleisimir (Cleise), Clayton e Carla – os três Ks –, que são melhores amigos há anos, assim como suas mães ainda são desde muito, muito tempo. A trama realmente inicia-se quando os três amigos percebem que a situação deles, principalmente a financeira, anda indo de mal a pior, e nada na vida adulta tem sido como eles um dia sonharam, na adolescência. É conta de luz atrasada, condomínio vencido... Uma loucura que só! E Cleise, pobrezinha, pensava que assim que terminasse a faculdade iria conseguir um bom emprego e ter uma vida estável. 


É em meio a essa situação que surge a ideia de criar um blog, afinal, esses digital influencers de hoje em dia tem ganhado barras de ouro com seus canais, blogs, redes sociais etc. Por que eles não poderiam também? E assim nasce o Blog 3k – criado com objetivo de tirá-los da pindaíba –, onde eles compartilharão suas opiniões a respeito de diversos temas, contarão suas experiências, compartilharão dicas... No entanto, de forma anônima. 
“É no choque de opiniões que amadurecemos nosso argumento.” 
Contudo, a história não para por aí – no blog, como imaginei que fosse, pelo título. Vai muito além. Em minha opinião, esse foi apenas um meio que a autora encontrou e usou para usar tratar sobre os temas. 

O livro aborda principalmente sobre a adultência – termo que, até então, eu não conhecia – que, sem dúvidas, irá fazer com que muitos leitores sintam-se representados; que vejam na história dos personagens um pouco de si e de sua vida. Também fará com quem, assim como eu, não chegou ainda nessa fase, a pensar mais na vida adulta e a, de certa forma, se preparar. O livro nos mostra que, sim, pode doer, pode não ser como a gente sonha agora; que crescer também machuca, mas que é necessário para nosso desenvolvimento/evolução. Além disso, a autora trata em seu livro sobre orientação sexual, relacionamentos, amizade e adversidades, amor e família entre outros. 
“ 'E se' é um recurso maravilhoso utilizado por escritores para criar histórias. E se meu personagem vivesse isso ou aquilo? O que aconteceria? Eles respondem a todas as possibilidades e: Voilà! Tem-se um romance!
Porém, viver na incerteza na vida real não é nada divertido.”
Outro ponto que achei bastante interessante em Blog 3k foi ver, nitidamente, que o livro foi o resultado de muitas pesquisas (carinhosa e cuidadosamente feitas pela autora) e, talvez, também, de experiência nos assuntos tratados. Michelle, através de seus personagens, traz bastante informações e curiosidades que eram desconhecidas para mim. Por exemplo, sobre quando e como as cores azul e rosa passaram a ser (erroneamente) relacionadas aos sexos feminino e masculino. A autora também nos apresenta um pouco das décadas de 70/80, por meio das mães dos protagonistas, que apesar de serem personagens secundarias, conseguem encantar o leitor e mostrar sua importância na historia. 

Em relação à escrita em si, me agradou bastante – apesar de detalhista, é envolvente, bastante divertida, leve e, por isso mesmo, até rápida. Os diálogos estão bem naturais, e mesmo a narrativa não é cansativa. Seus personagens também foram bem construídos; nota-se claramente que cada um teve sua personalidade bem criada, especialmente para cada um deles. 

Finalizando... Blog 3k é, realmente, como a autora me disse uma vez, uma comédia dramática, por apresentar crítica e dramas sociais, mas também generosas doses de ironia e humor.

5 comentários

  1. Amei a resenha, mas afinal eles ficaram famosos com o blog? Ai fiquei morrendo de vontade de ler!! Muito completa a resenha!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada!! <3 É essa a intenção também. hahahah Leia e descubra.

      Excluir
  2. Eu não conhecia esse livro ainda, fiquei encantada com a capa e principalmente com a tua resenha que dá mais vontade ainda de ler. Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita, espero que tenha gostado!

Layout por: Adorável Design